Autor | MAGGIE C.

Profissão: Repórter

Nacionalidade: Lusitana (de nascimento) / Tupinambá (de coração)

Área de Trabalho: Jornalismo televisivo, radiofónico, escrito e online

Actividade:
Actuação na área cultural, com particular vocação para a world music (fado e mpb, em realce), literatura, poesia e filosofia. Aquém e além Atlântico, venho trabalhando a questão amazónica, com enfoque nos povos indígenas, preservação, sustentabilidade e entorno ambiental, numa lógica político-social de defesa da florestania. Exploro a vertente comunicacional multimédia, na óptica da Web TV e respectiva integração dos seus conteúdos nos media tradicionais e nas diferentes linguagens cibernáuticas florescentes. Vocação primeira para a elaboração de grandes reportagens e documentários. Interessam-me todos os projectos associados à divulgação cultural das raizes e tradições de povos e etnias, com índios, africanos, latinos e demais lusofonidades à cabeça, bem como o engendrar de mecanismos de fixação e combate à erosão da memória colectiva. Nesse sentido, colaboro com diversos projectos de divulgação cultural, capacitação e intervenção social, dando suporte à organização de eventos a eles associados.

Interesses:
Direitos humanos, combate à violência contra as mulheres, luta contra toda e qualquer forma de discriminação, defesa da responsabilidade ambiental, oposição a todas as formas de autoritarismo e ditadura, defesa da liberdade de expressão, combate à exclusão social, promoção do diálogo entre culturas, fomento das lusofonias, incentivo ao comércio justo, protecção da biodiversidade, preservação e conservação do património, resgate do legado histórico oral dos povos e comunidades.

Contacto:
Se precisar, saiba que também me encontra online por aqui:

Correio Electrónico

  • Email – leio diariamente, salvo raríssimas excepções que acarretam um delay de algumas horas na resposta.
    O endereço da minha caixa de correio é este.

Network

  • MySpace – verifico quase diariamente, só adiciono ligações profissionais (ainda que algumas coincidam com amizades) e de vez em quando lembro-me de consultar as mensagens deixadas na box. Não actualizo o blog, nem os álbuns de fotos. Solicite, se fôr o caso.

Community

  • Facebook – verifico regularmente, uso como agregador indiferenciado de amigos, familiares e contactos profissionais (pode dar-se o caso de aceitar alguém que não conheço, se me parecer uma pessoa interessante). Não actualizo o blog, mas uso como arquivo de alguns álbuns de fotos e vídeos que gravo.
    O local é mais utilizado entre os meus contactos na Europa.
    O URL é este.
  • Orkut – verifico regularmente, mas uso apenas como espécie de ficha pessoal a sinalizar-me online e agregador de amigos, grupos e comunidades. Não actualizo o mural de recados, mas serve como arquivo de alguns álbuns de fotos e vídeos que recolho.
    O local é mais utilizado entre os meus contactos no Brasil.
    O URL é este.
  • Hi5 – consulto a espaços, uso como agregador de contactos profissionais (para os amigos, e apenas para eles, reservo um outro, lamento) e só aceito quem conheço, mas leio todas as mensagens deixadas na box. Não actualizo o blog, nem os álbuns de fotos e agradeço que não entupam com a partilha de widgets que não tenciono utilizar.
    O local é mais utilizado entre os meus contactos em Portugal.
    O URL é este.

Chat

  • Google Talk – estou ligada sempre que me encontro online, mas se quiser falar comigo tem que me escrever primeiro porque só disponibilizo para amigos e assuntos de trabalho. O IM é: Maggie C
  • Messenger – tenho, mas só disponibilizo a quem conheço e ainda assim perdi o costume de passar por lá. Solicite, se fôr o caso.

Net Call

  • Skype – aviso quando voltar a estar operacional.
    Em todo o caso, o IM é: MaggiePT_AM